
Peneira UltraFine Screen (UFS)
Características
A Peneira UFS da Metso apresenta um projeto modular com até 10 decks individuais de peneiras encaixadas e empilhadas em um único conjunto vibratório. A distribuição precisa da alimentação através dos 10 decks é fundamental, por isso, a unidade também incorpora um chute distribuidor de alimentação, de patente pendente, para garantir que a alimentação seja distribuída uniformemente ao longo de toda a largura de cada deck
Benefícios
O arranjo desse equipamento proporciona o dobro da área de peneiramento comparado a outras tecnologias de peneiramento de finos, num conjunto muito mais compacto. A menor área de instalação contribui para a redução dos custos de edificação e infraestrutura, e no total reduz consideravelmente o CAPEX para implementar essa tecnologia.
O peneiramento UltraFine permite a classificação geométrica direta por tamanho, através das dimensões físicas da abertura da tela de peneiramento, que é mais eficiente do que os Hidrociclones que classificam o material com base em seu peso . Além disso, o desempenho de peneiramento sofre uma influência menor da variabilidade operacional da planta e requer bombas menores. Esses fatores contribuem para reduzir o custo operacional graças à eficiência energética e recuperação superior.
Visão geral do processo
A nova Peneira UltraFine Screen é uma peneira de alta freqüência por via úmida projetada para aplicações que requerem a separação de materiais de 0,075 a 1 mm. Ela é uma excelente alternativa aos hidrociclones para plantas de baixa capacidade ou operações com materiais heterogêneos. Em hidrociclones a alimentação com diferentes densidades de sólidos são classificados em diferentes tamanhos de corte, o que pode ser prejudicial em certos processos. As novas peneiras podem ser usadas em conjunto com hidrociclones para circuitos combinados a fim de obter um melhor equilíbrio entre custo e eficiência para maximizar o retorno operacional sobre o investimento.
Ultra Fine Screens
Como funciona?
Dependendo da configuração da unidade, a alimentação da polpa segue para um chute distribuidor (de 1 a 5 divisões) e os fluxos secundários seguem através de mangueiras para os bocais de entrada da peneira. Esses fluxos são divididos posteriormente em dois, no chute distribuidor, para alimentar uniformemente a polpa ao longo de toda a largura de cada deck. Cada deck utiliza dois painéis de telas de poliuretano de alta porcentagem de área aberta, tensionados lateralmente com abertura de tamanho apropriado para obter a separação desejada. Cada deck de peneira também possui um deck cego de lençol de borracha para a coleta da polpa passante. Os fluxos de cada deck são combinados em um chute que junta a descarga do retido e a descarga do passante de cada deck em fluxos separados de retido e passante.